EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E eLEARNING NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL.

O CAMPUS VIRTUAL EDUCONLINE@PRIS PARA ESTUDANTES RECLUSOS

Autores

  • J. António Marques Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta
  • Séfora Silva Universidade Aberta
  • Luís Alcoforado Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.18921

Resumo

Na atual sociedade do conhecimento e em rede, a educação, a capacitação tecnológica e as competências digitais são a chave para a plena integração do cidadão. Em Portugal, como na maioria dos países europeus, o direito à educação é uma garantia, mesmo para os cidadãos que se encontram reclusos. A utilização de meios digitais é prevista e encorajada pelas diretrizes internacionais e pelas leis portuguesas, no entanto, a prática está longe de funcionar, com muitas limitações. Para responder ao desafio deste público estudante do ensino superior, respondendo de forma individualizada e flexível às suas necessidades, a Universidade Aberta (UAb) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) criaram o Campus Virtual Educonline@pris. Pedagogicamente inspirado pelo modelo de aprendizagem da UAb, este Campus procura responder às necessidades educativas específicas destes estudantes, respeitando as limitações legais inerentes à sua condição. Neste texto, procura-se, pois, apresentar as principais etapas, que estão em curso, para a criação e desenvolvimento deste Campus que se assume como uma academia de educação, formação, empregabilidade e cidadania digital.

Biografia Autor

J. António Marques Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

Professor Auxiliar, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Moreira, J. A. M., Silva, S., & Alcoforado, L. (2019). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E eLEARNING NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL.: O CAMPUS VIRTUAL EDUCONLINE@PRIS PARA ESTUDANTES RECLUSOS. Revista Interacções, 15(52), 66–82. https://doi.org/10.25755/int.18921