Os Impactos do Isolamento Social no Processo de Ensino e Aprendizagem e nos Resultados das Avaliações Externas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21047

Resumo

Este trabalho aborda as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem durante o período de isolamento social e os desafios de trabalhar os resultados da avaliação externa SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) para o alcance de melhores resultados em outras avaliações externas. São objetivos deste estudo: identificar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem no período de isolamento social e analisar a importância de trabalhar os resultados da avaliação externa (SAEPE) para redirecionamento do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória. Através de acompanhamentos e observações em uma escola pública de Ensino Médio no município de Bom Jardim/PE, foi realizado um estudo com professores, estudantes, gestão e funcionários sobre o contexto educacional em que estamos vivendo. Assim, constatamos que são grandes os desafios e que precisamos nos adequar a nova forma de trabalhar nesse modelo de ensino remoto emergencial, identificando as prioridades do processo de ensino e aprendizagem. Para superação das dificuldades e desafios, a escola reorganizou todo trabalho pedagógico, foram realizadas reuniões online; atendimentos individualizados, através de mensagens nas redes sociais, elaboração de planos pedagógicos; utilização de plataformas para aulas virtuais e outras metodologias. Os resultados do SAEPE 2019 foram divulgados em abril durante a pandemia e, a partir da divulgação, houve vários encontros online com professores, funcionários e a gestão para estudos e análises do que foi apresentado para que houvesse o redirecionamento do trabalho pedagógico.

Biografia Autor

Danielly Monteiro de Moraes Batista Dany, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pelo PPGE - UPE (2019). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2000). Professora efetiva de Disciplinas Pedagógicas na rede estadual de ensino de Pernambuco desde 2006. Gestora da Escola Estadual Raimundo Honório no período de 2011 a 2015 e de 2017 até os dias atuais. Possui experiência na área de Educação, atuando como coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino de Pernambuco no período de 2009 a 2017 e como professora efetiva do ensino fundamental I na Prefeitura Municipal de Orobó no período de 2003 a 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Dany, D. M. de M. B., & Feitosa Vidal, . O. . (2020). Os Impactos do Isolamento Social no Processo de Ensino e Aprendizagem e nos Resultados das Avaliações Externas. Revista Interacções, 16(55), 83–102. https://doi.org/10.25755/int.21047