A Educação dos Estudantes com Deficiência em Tempos de Pandemia de Covid-19
A Invisibilidade dos Invisíveis
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21070Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como tem acontecido o ensino remoto para os alunos com deficiência em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa cujos sujeitos foram professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Fortaleza que acompanham alunos com deficiência nas Salas de Recursos Multifuncionais. Os dados foram produzidos a partir de um questionário estruturado no Google Forms e enviado por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp. Para análise dos dados, optamos pela análise textual discursiva. Os resultados apontam para escassez de orientações e recursos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação, caracterizando-se o ensino, nesse período, pela utilização de recursos digitais pessoais dos professores (internet, computadores, aplicativos de conversa) e aplicação de atividades definidas por eles como flexibilizadas, diferenciadas e lúdicas, disponibilizadas pela escola aos pais dos alunos. A ausência de recursos tecnológicos, plataformas educativas e internet para alunos e professores restringiu as interações educativas a aplicativos de conversas que se mostraram insuficientes para garantir a participação e o acesso ao currículo por parte dos estudantes com deficiência. O estudo evidenciou que as problemáticas vivenciadas na inclusão de estudantes com deficiência na escola comum no cotidiano escolar permaneceram e ampliaram-se durante o ensino remoto ofertado no período de pandemia de Covid-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.