Práticas de Marketing Educacional nas Escolas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24133Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral identificar práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas, tendo-se feito uma revisão sumária da literatura sobre a evolução do marketing (geral) até à emergência do Marketing Societal, do Marketing Educacional e a abordagem do Marketing 3.0 e 4.0. Exploraram-se, também, os normativos legais, a autonomia das escolas, a accountability e evidências dessas práticas associadas ao Marketing Educacional. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por implementar uma pesquisa predominantemente de cariz quantitativa através de um inquérito por questionário, realizado junto do(a)s diretores(as) dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal Continental. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que, apesar de haver evidências de predominar a orientação da gestão para a “produção” do serviço educativo, há práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Contudo, as escolas parecem ter ainda uma consciência míope do que é o Marketing Educacional, pois há défice na identificação e na implementação dessas práticas, mesmo verificando-se que há escolas que fazem estudos de suporte às decisões da oferta formativa, de avaliação institucional e de satisfação junto dos alunos e restante comunidade educativa. Verifica-se, também, que há escolas que definem e implementam estratégias não só para cumprir os normativos legais, mas também para adequar os serviços aos alunos, tornando-os parte ativa da coprodução do serviço educativo.
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