As Contribuições da Música de Nilson Chaves para a Educação Ambiental:

Repertório e Sensibilização a partir da Identidade Amazônica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.24257

Abstract

This article proposes an expansion of the concept of environmental music, in its relation to the contemporary concept of Environmental Art, highlighting the repertoire of Amazonian singer and composer Nilson Chaves as an example of regional environmental music in the Amazon. We propose that his music can be used in critical environmental education, that considers the interactions between nature, human beings and society, as well as the specificities of each social group. The context takes place in the state of Pará in the Brazilian Amazon, which currently faces humanitarian, environmental, and climatic crises. The method used is literature review and semi-structured and open interviews, with classical analysis of content based on Bauer, for the reconstruction of Amazonian representations in the artistic work of the musician in focus, including syntactic and semantic dimensions.

Author Biographies

Walena de Almeida Marçal Magalhaes, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Licenciada em Ed. Artística - Hab. em Música. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Ciências do Ambiente. Professora de Artes/Música do IFTO - Campus Palmas

Simone Athayde, Florida International University

Simone possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Etnobotânica pela Universidade de Kent na Inglaterra (2003) e doutorado em Ecologia Interdisciplinar com concentração em Antropologia pela Universidade da Flórida (2010). Possui especializações em Educação Ambiental, Ecologia Humana e Conservação e Desenvolvimento Tropical. Atualmente, atua como Professora Associada do Departamento de Estudos Socioculturais e Globais (GSS) e do Centro Kimberly Green de Estudos Latinoamericanos e Caribenhos (LACC) na Universidade Internacional da Flórida (FIU), sediada em Miami, FL, EUA. É uma das coordenadoras da Rede Internacional de Pesquisa em Barragens Hidrelétricas na Amazônia (ADN/RBA/RIRA). É autora líder do Science Panel for the Amazon (Painel Científico da Amazônia), e autora coordenadora líder do Relatório sobre Valores da Natureza (Values Assessment) da Plataforma Ciência-Políticas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é professora colaboradora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisadora colaboradora em diversas organizações da sociedade civil. Tem experiência e interesse acadêmico nas áreas de inter e transdisciplinaridade, governança socioambiental, conservação da sociobiodiversidade, pesquisa integrativa sobre os impactos das barragens hidrelétricas, sistemas de conhecimento indígenas e locais, gestão participativa de recursos naturais, justiça socioambiental e sustentabilidade. Nos últimos anos, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo sua tese de doutorado premiada pela Universidade da Flórida.

Published

2021-12-28

How to Cite

de Almeida Marçal Magalhaes, W. ., & Athayde, S. . (2021). As Contribuições da Música de Nilson Chaves para a Educação Ambiental: : Repertório e Sensibilização a partir da Identidade Amazônica. Interacções, 17(60), 92–119. https://doi.org/10.25755/int.24257

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences