As Contribuições da Música de Nilson Chaves para a Educação Ambiental:
Repertório e Sensibilização a partir da Identidade Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24257Resumo
Este artigo propõe uma ampliação do conceito de música ambiental, em sua relação com o conceito contemporâneo de Arte Ambiental, apontando o cantor e compositor amazônico Nilson Chaves como exemplo de música ambiental regional da Amazônia. Propõe-se que sua música seja usada na educação ambiental crítica, que leve em consideração as interações natureza, ser humano e sociedade e as especificidades de cada grupo social. O contexto se dá no estado do Pará, um dos estados que compõem a Amazônia brasileira, que passa por um momento de emergência humanitária, ambiental e climática. O método usado é o da revisão bibliográfica e de entrevistas, com análise de conteúdo clássica conforme Bauer and Bardin, para a reconstrução das representações amazônicas na obra artística do músico em foco, na dimensão semântica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.