O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
Reflexões de um Coordenador Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24887Resumo
O cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração.
[1] O termo acompanha o conceito proposto por Behar (2020).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.