O Uso do Kahoot, Quizziz e Quizlet como Recursos Tecnológicos para Gamificar o Ensino de Geometria na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25093Resumo
O uso de tecnologias digitais em sala de aula tem se tornado cada vez mais discutido em nível institucional e cotidiano. As metodologias ativas ingressam ao cenário educacional brasileiro com possibilidade de mudar os rumos da aprendizagem em Geometria, mas necessitam ser planejadas, executadas e avaliadas de forma estratégica. A partir dessa constatação, o estudo aqui realizado teve objetivo de verificar as potencialidades do uso de tecnologias digitais como o Kahoot, o Quizziz e o Quizlet, ao processo de gamificação voltado para o ensino de Geometria. Mediante abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e investigativa. A análise repercutiu aspectos quanto ao uso da gamificação por meio de tais softwares ao ensino de Geometria, destacando potencialidades como: engajamento dos estudantes nas atividades por meio desses recursos, promoção da motivação devido elementos como competição, pontuação e ranking, discussões e inquietações sobre o conteúdo exposto, retomada de conteúdos e mediação do professor para o processo de ensino. Por fim, percebeu-se que as pesquisas reforçam que o elemento do treinamento é capaz de ofertar conhecimento e segurança na aplicação de metodologias ativas, seja no ensino da Geometria, seja em outras áreas. Da mesma forma, as observações também comprovam que a gamificação precisa ser aprimorada no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.