Nouveau Plaidoyer pour L’intérêt d’une Approche Clinique D’orientation Psychanalytique dans la Formation des Enseignants
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25104Resumo
L’auteure fait part ici de sa pratique d’accompagnement clinique groupal des enseignants dans la perspective d’une “clinique du lien professionnel” qu’elle a développée au sein du réseau Cliopsy (Clinique d’orientation psychanalytique). Elle décrit la spécificité de son approche pour montrer que celle-ci est en mesure d’analyser des phénomènes sous-jacents aux pratiques enseignantes que d’autres approches ne sont pas en capacité d’appréhender, notamment en ce qui concerne les liens psychiques noués en situation d’enseignement.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.