Notas sobre a Pedagogia Terapêutica do Doutor João dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25109Resumo
A Pedagogia Terapêutica (PT) foi introduzida em Portugal por João dos Santos, aquando da sua criação em 1975, de um Externato de Pedagogia Experimental – A Casa da Praia – como um Serviço do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa. Mais concretamente a PT é uma práxis inovadora no âmbito da intervenção e da investigação em Saúde Mental Infantil e familiar, ligada às dificuldades nas aprendizagens escolares. A PT é antes de mais uma atitude terapêutica com base numa metodologia de intervenção multimodal, centrada na criança e na família, em articulação com as estruturas comunitárias. Nesta perspectiva, cumpre com o legado dos Psicopedagogos europeus mais eminentes como Maria Montessori, Edouard Clapàrede, Ovide Decroly e Jean Piaget, em que a criança é vista numa perspetiva holística, ecológica e sistémica. A PT tem como princípios basilares, a pedagogia de um ambiente de bem-estar relacional e comunicacional de segurança e afeto, pela observação sistemática e não diretiva da experiência de vida da criança, e ainda pela adaptação dos métodos a adequar às características e necessidades identificadas. É uma atitude terapêutica que explora o papel fundamental da fantasia e da expressão emocional, pela inclusão da criança num grupo de pares durante a intervenção (podendo usufruir também de apoio individualizado). É determinante o trabalho em colaboração com o Professor e a Escola que a criança frequenta, o trabalho em parceria com as famílias, o apoio sócio-médico-psicopedagógico especializado com crianças que já se encontram, ou se encaminham, para situações de evidente risco, por razões de ordem pessoal, escolar e social. Neste artigo apresentamos uma breve resenha sobre as origens e os princípios da Pedagogia Terapêutica desenvolvida no Centro Doutor João dos Santos – A Casa da Praia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.