Rodas de Conversa on-line entre Estudantes de Pós-graduação

Um Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25136

Resumo

Os indicadores sobre saúde mental dos estudantes universitários têm piorado nos últimos anos no Brasil. Isso tem gerado preocupação e demandado ações de promoção da saúde e cuidado para essa população. Considerando a previsão do agravamento de fatores de risco para a saúde mental, a possibilidade de aumento do sofrimento emocional da comunidade estudantil na pandemia de covid-19 e suas consequências psicossociais e acadêmicas, o projeto Você Importa foi desenhado. Trata-se de uma ação institucional e extensionista desenvolvida com o objetivo de promover o cuidado de si e do outro, bem como a prevenção ao suicídio na comunidade da Universidade Federal do Paraná. Este artigo objetiva relatar a experiência de cinco rodas de conversa on-line com estudantes de pós-graduação. As intervenções foram orientadas pelos Primeiros Cuidados Psicológicos. Para tanto, analisamos as respostas obtidas por meio de um formulário de avaliação disponibilizado ao final de cada encontro. As respostas de 21 participantes foram categorizadas em quatro unidades temáticas: acolhimento, compartilhamento, alívio de emoções negativas e aspectos
negativos. Conclui-se que a roda de conversa on-line realizada de forma síncrona e mediada por pessoas treinadas em Primeiros Cuidados Psicológicos mostrou-se uma estratégia profícua de promoção de saúde mental e suporte entre pares no contexto de distanciamento físico. Recomenda-se que as universidades se atentem à relevância de realizar ações de prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes, especialmente no contexto de crises como a da pandemia iniciada em 2020. 

Biografias Autor

Aneliana da Silva Prado, Universidade Federal do Paraná; Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Psicologia na UFPR. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPR. Psicóloga pela UFPR. Licenciada em Letras Português e Inglês pela UTFPR. Psicóloga no IFPR-Campus Curitiba. Realiza estudos na área de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental na escola. 

Izabela Luiza Rodrigues Uemura, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Paraná.

Joanneliese de Lucas Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPR. Doutora em Psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento no contexto sociocultural pela Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga  pela UnB.

Lis Andréa Pereira Soboll, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora no Departamento de Psicologia da UFPR. Doutora em Medicina Preventiva pela USP, Mestre em Administração pela UFPR, e Psicóloga pela UFPR. Coordenadora do Programa Institucional UFPR ConVida.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Aneliana da Silva Prado, Izabela Luiza Rodrigues Uemura, Joanneliese de Lucas Freitas, & Lis Andréa Pereira Soboll. (2021). Rodas de Conversa on-line entre Estudantes de Pós-graduação: Um Relato de Experiência. Revista Interacções, 17(58), 82–103. https://doi.org/10.25755/int.25136