O Laboratório de Ensino de Matemática

Um Ambiente Potencializador de Aprendizagem Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25197

Resumo

Este artigo discute as relações que constituem o processo de ensino-aprendizagem no projeto pedagógico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), considerando demandas atuais que reverberam na Atividade do professor. O principal objetivo foi reconhecer as mudanças que ocorrem na Atividade dos professores de matemática e as aprendizagens que decorrem delas em um contexto específico de trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo, o material empírico foi composto por transcrições das entrevistas com os professores participantes. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente teórica da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Essa lente nos possibilitou olhar para a Atividade dos professores direcionada as aulas no LEM motivadas pelas expectativas dos estudantes por aulas diferenciadas, bem como pelas demandas de trabalho do contexto escolar. Os resultados revelam os movimentos de aprendizagem dos professores ao enfrentarem tensões geradas pela necessidade de criar aulas diversificadas, diferentes da sala de aula tradicional. Ao defrontar essas tensões os professores questionam suas próprias práticas e criam alternativas de ensino que conduzem suas decisões acerca da escolha de maneiras de abordar os conteúdos matemáticos. Diferentes mudanças na Atividade são vivenciadas pelos professores. Eles demonstraram que podem mudar o modo como organizam suas aulas, a maneira como ensinam os estudantes e reafirmam a necessidade de um planejamento intencional utilizando os diferentes recursos que o LEM disponibiliza. Os professores, também revelam reflexões críticas e engajamento individual no andamento da Atividade, o que consideramos como movimentos de aprendizagens expansivas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Oliveira, R. R. de, & Pereira de Sousa, L. . (2021). O Laboratório de Ensino de Matemática: Um Ambiente Potencializador de Aprendizagem Docente. Revista Interacções, 17(57), 273–292. https://doi.org/10.25755/int.25197