Há Aprendizagem que não seja Ativa?!

Definições, Irresoluções, Algumas Provocações e demais Considerações sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior

Autores

  • Amanda Franco ESEV-IPV
  • Maria Figueiredo ESEV - IPV

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25214

Resumo

O presente artigo emerge do projeto educacional EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo principal é caracterizar e contribuir para a qualidade das
práticas pedagógicas da comunidade docente desta Instituição do Ensino Superior, com especial enfoque na Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa tem sido amplamente proclamada nos discursos relativos ao Ensino Superior, a nível nacional e internacional. Subsistem, contudo, questões conceptuais e de definição, assim como questões práticas, que se revelam pertinentes. Face à sua preconizada importância no âmbito do Ensino Superior, e centralidade para o projeto EQuIPES, propomo-nos a realizar o seguinte, no presente artigo: (i) explorar a relevância da implementação de
metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior; (ii) identificar e descrever metodologias e estratégias de Aprendizagem Ativa implementadas no Ensino Superior; (iii) analisar o(s) conceito(s) de Aprendizagem
Ativa e discernir as suas dimensões-chave; e (iv) avançar com considerações sobre questões em aberto e pontos críticos nesta área, referentes, nomeadamente, a linhas de investigação que poderiam contribuir para o esclarecimento de quem investiga a Aprendizagem Ativa e/ou implementa práticas de Aprendizagem Ativa e, também, a estratégias de apoio à disseminação das práticas orientadas para a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Estes propósitos orientaram uma revisão de estudos publicados sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior que sustenta o presente artigo. Neste âmbito, partindo da premissa de que a Aprendizagem Ativa é aliada da qualidade pedagógica no Ensino Superior, poderá ser crucial acompanhar as/os docentes, por um lado, na reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e, por outro
lado, na apropriação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa, nomeadamente em projetos associados aos modos de ser docente e de praticar o ser docente no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Franco, A., & Figueiredo, M. (2021). Há Aprendizagem que não seja Ativa?! Definições, Irresoluções, Algumas Provocações e demais Considerações sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Revista Interacções, 17(58), 195–212. https://doi.org/10.25755/int.25214