Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista

Um Estudo em Físico-Química do 7.º Ano de Escolaridade

Autores

  • José Luís Coelho da Silva Universidade do Minho
  • Miguel Durães Escola Básica de Lamaçães, Agrupamento de Escolas D. Maria II

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27784

Resumo

Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Coelho da Silva, J. L., & Durães, M. . (2022). Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista: Um Estudo em Físico-Química do 7.º Ano de Escolaridade. Revista Interacções, 18(62), 72–96. https://doi.org/10.25755/int.27784