Devenir professionnel des diplômés et strategie des universites
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.286Palavras-chave:
Universidades, Licenciados do ensino superior, Mercado de trabalho, AcreditaçãoResumo
Em França, os diplomados do ensino superior têm uma melhor situação profissional que os diplomados de níveis de ensino inferiores; os inquéritos nacionais e universitários recentes revelam porém uma degradação relativa do mercado de trabalho para estes diplomados. Na primeira parte do presente artigo apresenta-se a síntese dos resultados dos inquéritos e presentes modelos explicativos que dão conta da distância estrutural entre as ofertas de emprego propostas aos jovens recém diplomados e o número de diplomados que em cada ano chega ao mercado de trabalho. Dados recentes e o conhecimento dos modelos explicativos são necessários para que os universitários possam desenvolver uma estratégia que rentabilize os seus diplomas e desempenho no período de inserção no mercado de trabalho. É desta estratégia que se ocupa a segunda parte do artigo, desdobrando-se em três partes. Um primeira relativa às estratégias para: melhorar o capital humano dos diplomados, negociar com as empresas, e para regular a oferta da formação e sua qualidade. Na segunda parte avalia-se, em particular, as iniciativas de uma universidade no que se refere à melhoria do futuro profissional dos diplomados. O autor, que desenvolve o seu trabalho na universidade em análise, procura demonstrar o motivo pelo qual as análises dos resultados do observatório, de que é director, têm tido um impacto fraco; destaca a importância de que se revestem os processos de decisão nas universidades para compreensão desta situação.Downloads
Publicado
2005-12-02
Como Citar
Dubois, P. (2005). Devenir professionnel des diplômés et strategie des universites. Revista Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.286
Edição
Secção
Artigos
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