O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19

Autores

  • Fábio Antonio Gabriel Universidade Estadual do Paraná (UENP) / Centro de Letras, Comunicação e Artes – Campus Jacarezinho e Colégio Estadual Rio Branco de Santo Antônio da Platina PR (SEED PR)
  • Antônio Carlos de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30476

Resumo

Neste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos.

Biografias Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Paraná (UENP) / Centro de Letras, Comunicação e Artes – Campus Jacarezinho e Colégio Estadual Rio Branco de Santo Antônio da Platina PR (SEED PR)

Doutor em Educação (2019) e Mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolveu estágio-doutoral em Educação também pela UEPG (2020-2021). Professor da Rede Estadual de Paraná da disciplina de Filosofia (SEED PR – NRE de Jacarezinho - Colégio Estadual Rio Branco). Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atuando na área de Fundamentos e Teorias da Educação.

Antônio Carlos de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Básica (PPEd), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordenador e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade (GEPFES). 

 

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Gabriel, F. A. ., & de Souza, A. C. (2023). O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19. Revista Interacções, 19(66), 1–17. https://doi.org/10.25755/int.30476