O Uso Compulsório de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30676Resumo
O artigo apresenta resultados iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o uso compulsório de plataformas digitais entre os anos de 2021 e 2023 em escolas públicas do estado do Paraná – Brasil, região na qual atuam os pesquisadores como docentes. Tem como objetivo central produzir um breve inventário sobre a normatização do uso compulsório de plataformas digitais em sala de aula determinado pela Secretaria de Educação do estado do Paraná (Seed-Pr) e relatar o que os professores pensam a respeito. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo (Triviños, 1987) ao descrever documentos normativos da Seed-Pr e apresentar depoimentos colhidos de docentes que atuam na educação básica desta unidade da federação. Buscou-se no arcabouço teórico conceitual de autores de referência na pesquisa educacional brasileira como Libâneo (2013), Pimenta (2018), Moran (2018) e Britto (2019, 2021) elementos para análise das evidências iniciais encontradas que possibilitam afirmar, ainda que incialmente, que o uso das plataformas digitais de forma compulsória na educação básica coloca em risco a autonomia do trabalho docente e oferece riscos graves ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A continuidade da pesquisa poderá confirmar ou negar parcial ou totalmente as evidências encontradas. Daí a necessidade de sua continuidade.
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