O Uso Compulsório de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná - Brasil

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Colégio Estadual do Paraná
  • Márcia Maria Fernandes de Oliveira Centro Universitário UniDomBosco - Grupo SEB.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30676

Resumo

O artigo apresenta resultados iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o uso compulsório de plataformas digitais entre os anos de 2021 e 2023 em escolas públicas do estado do Paraná – Brasil, região na qual atuam os pesquisadores como docentes. Tem como objetivo central produzir um breve inventário sobre a normatização do uso compulsório de plataformas digitais em sala de aula determinado pela Secretaria de Educação do estado do Paraná (Seed-Pr) e relatar o que os professores pensam a respeito. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo (Triviños, 1987) ao descrever documentos normativos da Seed-Pr e apresentar depoimentos colhidos de docentes que atuam na educação básica desta unidade da federação. Buscou-se no arcabouço teórico conceitual de autores de referência na pesquisa educacional brasileira como Libâneo (2013), Pimenta (2018), Moran (2018) e Britto (2019, 2021) elementos para análise das evidências iniciais encontradas que possibilitam afirmar, ainda que incialmente, que o uso das plataformas digitais de forma compulsória na educação básica coloca em risco a autonomia do trabalho docente e oferece riscos graves ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A continuidade da pesquisa poderá confirmar ou negar parcial ou totalmente as evidências encontradas. Daí a necessidade de sua continuidade.

Biografias Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Colégio Estadual do Paraná

Possui: doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior atuado nos seguintes temas Educação, Tecnologia e Sociedade. Ensino de Filosofia. Educação Filosófica. Currículo. Ensino Médio. Formação de professores. Políticas Educacionais. Atua como professor de Filosofia no Ensino Médio. Coordena a disciplina de Filosofia no Colégio Estadual do Paraná. É editor da Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná.  É integrante do Núcleo de Estudos de Educação Filosófica da Universidade Federal do Paraná.

Márcia Maria Fernandes de Oliveira, Centro Universitário UniDomBosco - Grupo SEB.

Pós doutora em Formação de Professores na Educação Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006). Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2003). Membra da Associação Nacional de Educação em Direitos Humanos. Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Geografia e Gestão Ambiental do Centro Universitário UniDomBosco - Grupo SEB.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Mendes, A. A. P. ., & OLIVEIRA , M. M. F. de . (2023). O Uso Compulsório de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná - Brasil. Revista Interacções, 19(64), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.30676

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas