Formação Inicial de Professores de Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Cibelli Batista Belo Universidade Federal do Paraná
  • Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30738

Resumo

Este artigo tem como objetivo perceber as contribuições do estágio em relação à formação de aspectos da base de conhecimentos do futuro professor de matemática, por meio da análise dos relatórios de observações realizados durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estágio de observação é o momento em que os estagiários têm seu primeiro contato com a realidade escolar, como futuro professor, e também em que observam a intersecção da teoria e da prática. Eles têm a possibilidade de compreender como se dá a organização escolar e dos conteúdos, conhecer diferentes abordagens de ensino, refletir sobre o que observam em relação ao que aprenderam na universidade. O estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados na disciplina de Prática de Docência em Matemática I, que aconteceu durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os estágios de observação realizados nas escolas aconteceram de forma remota por meio da observação dos vídeos gravados pelos professores da aula Paraná. O corpus se constitui nos relatórios finais de observações dos estagiários e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Com as análises, considerou-se que o estágio de observação, mesmo de forma remota, contribuiu para que os estagiários compreendessem que o professor, além de saber o conteúdo, precisa conhecer a realidade da escola e do aluno, compreender também a sequência dos conteúdos a serem abordados em cada nível de ensino, assim como diferentes formas de ensiná-los e refletirem sobre suas futuras práticas.

Biografias Autor

Cibelli Batista Belo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR), Professora da Rede Municipal de Irati/PR.

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn-UFPR).

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Cibelli Batista Belo, & Tania Teresinha Bruns Zimer. (2023). Formação Inicial de Professores de Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial . Revista Interacções, 19(64), 1–16. https://doi.org/10.25755/int.30738

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas