Formação Inicial de Professores de Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30738Resumo
Este artigo tem como objetivo perceber as contribuições do estágio em relação à formação de aspectos da base de conhecimentos do futuro professor de matemática, por meio da análise dos relatórios de observações realizados durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estágio de observação é o momento em que os estagiários têm seu primeiro contato com a realidade escolar, como futuro professor, e também em que observam a intersecção da teoria e da prática. Eles têm a possibilidade de compreender como se dá a organização escolar e dos conteúdos, conhecer diferentes abordagens de ensino, refletir sobre o que observam em relação ao que aprenderam na universidade. O estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados na disciplina de Prática de Docência em Matemática I, que aconteceu durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os estágios de observação realizados nas escolas aconteceram de forma remota por meio da observação dos vídeos gravados pelos professores da aula Paraná. O corpus se constitui nos relatórios finais de observações dos estagiários e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Com as análises, considerou-se que o estágio de observação, mesmo de forma remota, contribuiu para que os estagiários compreendessem que o professor, além de saber o conteúdo, precisa conhecer a realidade da escola e do aluno, compreender também a sequência dos conteúdos a serem abordados em cada nível de ensino, assim como diferentes formas de ensiná-los e refletirem sobre suas futuras práticas.
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