Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes

Autores

  • Antônia Batista Marques UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Tânia Turene Gomes da Silva Secretaria Municipal de Educação de Mossoró
  • Lucas Súllivam Marques Leite FAPERN - Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30761

Resumo

Este artigo discute sobre letramentos em relação com a alfabetização e sobre a recomposição de aprendizagens de estudantes. Foi desenvolvido com base nas ações do Projeto “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola” (Edital CAPES-EPIDEMIAS-2022). Seu objetivo é discutir os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Letramentos em tempos de pandemia: as significações de professoras do município de Mossoró/RN” e os impactos destes para o desenvolvimento de um programa de recomposição das aprendizagens dos estudantes na escola campo da pesquisa. Nesse sentido, tem-se um estudo de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, em que, para a produção dos dados, além da revisão bibliográfica, foi utilizado o procedimento da análise documental. As discussões apontam possibilidades para a organização de um planejamento de práticas metodológicas, pedagógicas e de gestão renovadas como estratégias para a recomposição de aprendizagens de estudantes, podendo contribuir para o enfretamento de impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de alfabetização e letramentos.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Batista Marques, A., Gomes da Silva, T. T. ., & Marques Leite, L. S. (2023). Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes. Revista Interacções, 19(64), 1–17. https://doi.org/10.25755/int.30761

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas