Predizer, Observar e Explicar (POE):
Metodologia Ativa para o Ensino de Radiação Nuclear na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30766Resumo
Uma das maiores perguntas dos autores dos últimos cinco anos é: como tem se dado a construção de diretrizes e arquiteturas curriculares admitindo-se a relação entre educação escolar e profissionalização, tendo em vista o cotidiano depois da educação básica e o mercado de trabalho? Essa questão precisa ser problematizada, buscandose respostas teórico-práticas em um contexto em que se rediscutem as diretrizes para o ensino médio com a chegada da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Neste texto, vamos abordar o curso profissional integrado ao médio e um tópico do currículo de Ciências da Natureza que fora enfatizado pela BNCC: o conceito de Radiação Nuclear e suas implicações na vida humana. Em contrapartida, a Radiação que tem sido trabalhada no ensino de Física e Química do Ensino Médio precisa de atenção por se tratar de um tema que é pouco trabalhado, de forma que não favorece o raciocínio crítico. Ao abordar o tema, é necessário trazer mais à tona a participação dos alunos, promovendo o protagonismo e a aprendizagem significativa, fazendo-os refletir sobre o próprio processo de aprendizagem ao serem colocados em conflito com seu próprio raciocínio, através da mediação do professor, visto que o assunto traz muita carga negativa, relacionando muitas vezes com algo perigoso devido ao contexto de acidentes em usinas e bombas nucleares. A metodologia “Predizer, Observar e Explicar” (POE) foi escolhida para desenvolver este trabalho em meio a nova modalidade de ensino, o remoto, o que nos permitiu criar o conflito de ideias em sala de aula, típica de uma metodologia ativa. Essa busca fugir do estilo tradicional de experimentos, no qual o aluno apenas segue um roteiro e faz observações. Durante a pandemia de COVID-19, não foi possível fazer qualquer experimento em um laboratório, então, a parte da observação da POE, foi feita por experimento virtual e o aluno pôde ter contato com o fenômeno científico mesmo que remotamente. A utilização dessa metodologia nos permitiu comparar os resultados do “Predizer” e do “Explicar”, o que foi sistematizado em categorias do discurso através da análise de conteúdo conceituada por Bardin e permitiu perceber o quanto a aprendizagem foi eficaz, possibilitando rastrear em quais pontos existem maior fragilidade e facilidade de assimilação dos conceitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.