Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo
Diálogos na Formação Continuada de Professores
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30772Resumo
No contexto de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, um grupo de pesquisa em conjunto com redes de ensino municipal e estadual realizaram um minicurso sobre currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Este artigo objetiva analisar as concepções dos participantes do minicurso acerca dos desafios e das possibilidades para as práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e currículo. De caráter qualitativo do tipo documental-bibliográfico, fundamenta-se nas concepções teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo e na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Realizou-se levantamentos da produção científica e documentos legais para o enquadramento. Posteriormente, os comentários tecidos nas lives foram organizados e analisados a partir dos eixos temáticos: currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Considera-se que a formação continuada contribui para o entendimento da importância da reflexão da prática, realizada de forma coletiva a partir de concepções teóricas nítidas na construção de uma escola que abarque a diversidade e a diferença na promoção de igualdade.
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