Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo

Diálogos na Formação Continuada de Professores

Autores

  • Rafael Carlos Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bárbara Rebecca Baumgartem França Universidade Federal do Espírito Santo
  • Catarina Tose Fermo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30772

Resumo

No contexto de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, um grupo de pesquisa em conjunto com redes de ensino municipal e estadual realizaram um minicurso sobre currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Este artigo objetiva analisar as concepções dos participantes do minicurso acerca dos desafios e das possibilidades para as práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e currículo. De caráter qualitativo do tipo documental-bibliográfico, fundamenta-se nas concepções teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo e na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Realizou-se levantamentos da produção científica e documentos legais para o enquadramento. Posteriormente, os comentários tecidos nas lives foram organizados e analisados a partir dos eixos temáticos: currículo, práticas pedagógicas e trabalho colaborativo. Considera-se que a formação continuada contribui para o entendimento da importância da reflexão da prática, realizada de forma coletiva a partir de concepções teóricas nítidas na construção de uma escola que abarque a diversidade e a diferença na promoção de igualdade.

Biografias Autor

Rafael Carlos Queiroz, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É pedagogo na rede municipal de Viana/ES e professor de educação infantil na rede municipal de Vila Velha/ES. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees – CNPq/UFES) e da Associação em Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos).

Bárbara Rebecca Baumgartem França , Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras-ES, e integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES/CNPq-UFES).

Catarina Tose Fermo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES - CNPq/UFES).

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (Centro de Educação/UFES), atuando na graduação e na pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees - CNPq/UFES). Membro da diretoria da Associação em Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos). Membro associada da Colaborative Action Research Network (CARN).

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Rafael Carlos Queiroz, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Catarina Tose Fermo, & Mariangela Lima de Almeida. (2023). Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo: Diálogos na Formação Continuada de Professores. Revista Interacções, 19(66), 1–24. https://doi.org/10.25755/int.30772