Towards a more relativistic view of science: newspapers as a pedagogical tool.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.309Palavras-chave:
Jornais, Pedagogia, Ciência, Método científico.Resumo
Os professores de ciências têm a obrigação de ajudar os alunos a desenvolverem-se intelectualmente o que, por vezes, pode ser antitético ao pensamento científico. Recorrendo à teoria de desenvolvimento intelectual de William Perry, este artigo explora a utilização de controvérsias na aula de ciências como forma de ajudar os alunos a passarem de um pensamento dualista para um pensamento relativista. São discutidos três assuntos específicos: células estaminais, teoria do design inteligente e aquecimento global. Por vezes, os alunos podem sair das aulas de ciências com a ideia errónea de que a ciência tem a capacidade de resolver qualquer questão, podendo originar dissonância cognitiva entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Este artigo sugere que a simples abordagem da questão dos limites do empreendimento científico pode proporcionar um currículo pedagogicamente rico. A utilização de jornais permite aos professores de ciências estimular o desenvolvimento intelectual dos alunos de formas não abrangidas pelo currículo tradicional.Downloads
Publicado
2006-07-05
Como Citar
Shibley, Jr., I. A. (2006). Towards a more relativistic view of science: newspapers as a pedagogical tool. Revista Interacções, 2(3). https://doi.org/10.25755/int.309
Edição
Secção
Número 3 - Interacções entre a ciência, a sociedade, a cultura e o ambiente.
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