Towards a more relativistic view of science: newspapers as a pedagogical tool.

Autores

  • Ivan A. Shibley, Jr. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.309

Palavras-chave:

Jornais, Pedagogia, Ciência, Método científico.

Resumo

Os professores de ciências têm a obrigação de ajudar os alunos a desenvolverem-se intelectualmente o que, por vezes, pode ser antitético ao pensamento científico. Recorrendo à teoria de desenvolvimento intelectual de William Perry, este artigo explora a utilização de controvérsias na aula de ciências como forma de ajudar os alunos a passarem de um pensamento dualista para um pensamento relativista. São discutidos três assuntos específicos: células estaminais, teoria do design inteligente e aquecimento global. Por vezes, os alunos podem sair das aulas de ciências com a ideia errónea de que a ciência tem a capacidade de resolver qualquer questão, podendo originar dissonância cognitiva entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Este artigo sugere que a simples abordagem da questão dos limites do empreendimento científico pode proporcionar um currículo pedagogicamente rico. A utilização de jornais permite aos professores de ciências estimular o desenvolvimento intelectual dos alunos de formas não abrangidas pelo currículo tradicional.

Biografia Autor

Ivan A. Shibley, Jr., Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

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Publicado

2006-07-05

Como Citar

Shibley, Jr., I. A. (2006). Towards a more relativistic view of science: newspapers as a pedagogical tool. Revista Interacções, 2(3). https://doi.org/10.25755/int.309

Edição

Secção

Número 3 - Interacções entre a ciência, a sociedade, a cultura e o ambiente.