A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.310Palavras-chave:
Arte, Ciência, Artista, Pintor, Pintura, Oficina.Resumo
A actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas, que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV.Downloads
Publicado
2006-07-05
Como Citar
Cruz, A. J. (2006). A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem. Revista Interacções, 2(3). https://doi.org/10.25755/int.310
Edição
Secção
Número 3 - Interacções entre a ciência, a sociedade, a cultura e o ambiente.
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