Redes de Apoio Social e Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres
Relato de Experiência de um Curso de Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.32726Resumo
A violência contra a mulher tem cada vez mais apresentado dados crescentes e que preocupam, assim, é imperativo revisar as estratégias de enfrentamento e promover espaços de debate e construção de alternativas que visem fortalecer as mulheres para que estas possam ampliar suas redes de apoio e proteção, uma vez que violência alguma se enfrenta de maneira isolada. Discutir violência contra as mulheres em nível acadêmico, é tarefa complexa e demanda dos facilitadores um manejo dinâmico e ético-político em sua ação. Dessa forma, objetivamos através desse estudo, discutir os resultados da experiência de um curso de extensão universitária sobre redes de apoio social e enfrentamento às violências contra as mulheres pautadas no referencial teórico da Psicologia social e da Teoria Feminista Interseccional. Como percurso metodológico, optou-se pelo modelo qualitativo em caráter descritivo, através do relato de experiência da condução de um curso de extensão. Dividimos os resultados e discussão em três tópicos: o planejamento do curso, onde apontamos como foi elaborada a metodologia de execução do curso; um tópico sobre a categoria rede de apoio social como estratégia de enfrentamento coletivo à violência contra a mulher e o terceiro tópicos discutimos o impacto do curso na realidade das participantes. Esse percurso nos trouxe elementos importantes acerca das práticas de ensino e debate sobre violência contra a mulher, e destacamos a educação como uma das componentes necessárias para tensionar o fomento de políticas de enfrentamento às diversas violências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Natacha Farias Xavier, Carolina Marinho Marcelo, Verônica Morais Ximenes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.