Sexualidade, Gênero e Cotidiano Escolar
Diálogos a partir da Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.32921Resumo
Objetiva-se apresentar possíveis contribuições da psicanálise, com destaque para o pensamento do húngaro Sándor Ferenczi, para a efetivação de educação sexual emancipatória em processos educativos, com vistas à promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero, assim como da ruptura com violências produzidas e reproduzidas pela cisheteronormatividade. No diálogo com conceitos psicanalíticos, discute-se a hipocrisia adoecedora, que ainda permeia hegemonicamente os processos educativos, quando se refere à sexualidade e ao gênero, intensificada por movimentos conservadores de extrema direita, atuantes no cenário político brasileiro. Reflete-se, também, acerca de caminhos para sua problematização e de rupturas com silenciamentos no cotidiano escolar, decompondo instituídos e ilusões pedagógicas que dogmatizam e normatizam sexualidades, formas de ser e existir. Compreende-se que a ética psicanalítica, ao questionar sobre o desejo, assim como sobre os recalcamentos e abjeções, traz colaborações na intensificação de processos e posicionamentos promotores de transformações no contexto da educação sexual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.