Sexualidade, Gênero e Cotidiano Escolar

Diálogos a partir da Psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.32921

Resumo

Objetiva-se apresentar possíveis contribuições da psicanálise, com destaque para o pensamento do húngaro Sándor Ferenczi, para a efetivação de educação sexual emancipatória em processos educativos, com vistas à promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero, assim como da ruptura com violências produzidas e reproduzidas pela cisheteronormatividade. No diálogo com conceitos psicanalíticos, discute-se a hipocrisia adoecedora, que ainda permeia hegemonicamente os processos educativos, quando se refere à sexualidade e ao gênero, intensificada por movimentos conservadores de extrema direita, atuantes no cenário político brasileiro. Reflete-se, também, acerca de caminhos para sua problematização e de rupturas com silenciamentos no cotidiano escolar, decompondo instituídos e ilusões pedagógicas que dogmatizam e normatizam sexualidades, formas de ser e existir. Compreende-se que a ética psicanalítica, ao questionar sobre o desejo, assim como sobre os recalcamentos e abjeções, traz colaborações na intensificação de processos e posicionamentos promotores de transformações no contexto da educação sexual.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Brancaleoni, A. P. L. B. (2023). Sexualidade, Gênero e Cotidiano Escolar: Diálogos a partir da Psicanálise. Revista Interacções, 19(65), 1–22. https://doi.org/10.25755/int.32921