Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola Kentenichiana

Autores

  • Mesquita Guimarães Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Francisco Cruz Sobral Colégio de Santa Maria – Lisboa
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.331

Palavras-chave:

Desenvolvimento pessoal e social, Desenvolvimento espiritual, Kentenich, Escola, Educação Integral, Currículo.

Resumo

Nas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no desenvolvimento dos adolescentes.

O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos.

Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de uma escola kentenichiana.

Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos.

As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada, nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos culturais e educativos.

Downloads

Publicado

2007-04-05

Como Citar

Guimarães, M., Sobral, F. C., & Menezes, I. (2007). Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola Kentenichiana. Revista Interacções, 3(5). https://doi.org/10.25755/int.331

Edição

Secção

Número 5 - Educação ética e cidadania: conceitos e perspectivas.