Exclusão/inclusão escolar: concepções de pais e de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Fabíola Ribeiro de Souza Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3369

Palavras-chave:

Inclusão escolar, deficiência intelectual, concepções, pais, alunos.

Resumo

Foram investigadas as concepções de jovens com Deficiência Intelectual, em regime de escolarização especial, e de seus pais, sobre os motivos da não-inclusão escolar dos estudantes. O referencial teórico apoiou-se na perspectiva da psicologia sócio‑histórica, em uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As respostas das entrevistas foram analisadas estabelecendo-se categorias temáticas por meio da análise de conteúdo e elaboração de núcleos de significação e sentido. Participaram 22 pessoas: 10 alunos e 12 responsáveis (11 mães e 1 avó). Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes encontrava-se à parte da inclusão escolar por decisão de seus responsáveis, apesar de desejarem participar do ensino regular, o que demonstra, de modo inequívoco, o não empoderamento dos alunos em relação ao seu processo de escolarização. O estudo apontou para a necessidade de se buscar alternativas para a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, com idades mais avançadas e ainda não alfabetizados, e o redirecionamento das práticas pedagógicas oferecidas pelas unidades de ensino especial.

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Publicado

2014-01-01

Como Citar

Souza, F. R. de, & Almeida, S. F. C. de. (2014). Exclusão/inclusão escolar: concepções de pais e de alunos com deficiência intelectual. Revista Interacções, 9(26). https://doi.org/10.25755/int.3369