Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade

Autores

  • Maria Luísa Fonseca Grácio Departamento de Psicologia da Universidade de Évora
  • Maria Elisa Rolo Chaleta Universidade de Évora
  • Pedro Rosário Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.340

Palavras-chave:

Fenomenografia, Aprendizagem, Concepções de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português.

A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas.

Downloads

Publicado

2007-07-05

Como Citar

Grácio, M. L. F., Chaleta, M. E. R., & Rosário, P. (2007). Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade. Revista Interacções, 3(6). https://doi.org/10.25755/int.340

Edição

Secção

Número 6 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo I.