Investigar em educação: reflexões e perspetivas multidisciplinares

Autores

  • Gracinda Hamido Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
  • Nair Azevedo Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3400

Palavras-chave:

Investigação educacional, Praxis Profissional, Reflexividade.

Resumo

As XVII e XVIII Jornadas da Prática Profissional, da Escola Superior de Educação de Santarém, foram dedicadas à temática que deu o mote a este número especial da Interacções, e constituíram-se também como fonte de reflexão e de recolha de alguns dos trabalhos que aqui apresentamos. Pretendemos neste Editorial, num primeiro momento, contextualizar e evidenciar a pertinência de encarar a investigação educacional como ferramenta imprescindível à análise das práticas e do saber educativos. Porque lida fundamentalmente com “objetos” caracterizados pela complexidade, defendemos que a educação e a construção de conhecimento educacional são credores de formas de pensamento “multi-referenciado”, dotado de abertura epistémica, em permanente inter-acção com a prática, e sustentado numa análise fundamentada e reflexiva da mesma.

Com este enquadramento, e num segundo momento, os artigos que integram o presente número da revista Interacções são apresentados, também visando dar cumprimento aos objetivos das Jornadas que, à partida, os inspiraram:  i) Proporcionar informação e reflexão sobre a função da investigação na análise de práticas educativas e na construção do saber educativo; ii) Debater problemas de (e da) investigação em educação; iii) Refletir acerca da relação teoria/prática em investigação educativa.

Downloads

Publicado

2014-01-12

Como Citar

Hamido, G., & Azevedo, N. (2014). Investigar em educação: reflexões e perspetivas multidisciplinares. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3400