Portal dos professores da universidade federal de são carlos/brasil: “formação-investigação” sobre a prática pedagógica dos professores no brasil

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues Bolsista Capes/Brasil/PDSE/Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos/ Professora da Rede Pública Municipal em Cuiabá e Várzea Grande-MT, Brasil
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Bolsista CNPq(GD)/Capes(PDSE)/Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos/Professora da Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos, Brasil
  • Maria da Graça Nicoleti Mizukami Universidade Federal de São Carlos/Mackenzie, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3406

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação a Distância, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre as aprendizagens docentes em dois projetos de formação-investigação realizados no Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a ótica das narrativas dos professores colaboradores, no contexto de formação continuada na modalidade da Educação a Distância (EaD). Esses projetos fazem parte dos estudos em doutoramento no programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição e caracterizam-se pela realização de cursos online, na plataforma moodle, com 120 horas de duração cada, sendo executados entre Setembro/2010 a Dezembro/2011. Dessas formações participam professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1.º, 2.º e 3.º anos) de várias regiões do Brasil. O estudo teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos por meio do portal virtual da UFSCar, na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem, à medida que proporciona reflexões sobre a prática pedagógica e estimula o desenvolvimento profissional de um grupo de professores em exercício. As propostas de formação docente organizam-se a partir de um referencial de modelo de pesquisa construtivo-colaborativa, enquanto ferramenta de pesquisa e intervenção que favorece processos de desenvolvimento profissional. As narrativas dos docentes que participaram dos projetos revelam que esses processos formativos e investigativos potencializam o desenvolvimento profissional, contribuindo para a aprendizagem docente em processos formativos continuados e à distância. Essas aprendizagens estão intimamente ligadas às vivências de cada professor, o que pensam e o que fazem quando estão ensinando e, essencialmente, ao partilhar dialógico com seus pares, na perspectiva da construção do trabalho coletivo e colaborativo. A contribuição dos processos formativos é variável, pois o desenvolvimento profissional é ao mesmo tempo individual e social e depende de vários fatores. Contudo, tem implicações com a cultura singular de cada contexto escolar em que os professores atuam.

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Publicado

2014-01-12

Como Citar

Rodrigues, M. da C. C., Domingues, I. M. C. S., Reali, A. M. de M. R., & Mizukami, M. da G. N. (2014). Portal dos professores da universidade federal de são carlos/brasil: “formação-investigação” sobre a prática pedagógica dos professores no brasil. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3406