Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues Bolsista do Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior/PDSE/Capes e doutoranda do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora da Rede Municipal de Cuiabá e Várzea Grande-MT/Brasil. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Docente do PPGE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Líder do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Daniela Dotto Machado Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Educação Musical/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, doutoranda do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Jane Borges de Oliveira Santos Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Departamento de Artes e Comunicação. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Márcia Regina Onofre Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Maria Iolanda Monteiro Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores
  • Terence Peixoto dos Santos Mestrando do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3407

Palavras-chave:

Indicadores educacionais, Formação docente, Educação a distância.

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.

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Publicado

2014-01-12

Como Citar

Rodrigues, M. da C. C., Reali, A. M. de M. R., Machado, D. D., Santos, J. B. de O., Onofre, M. R., Monteiro, M. I., & Santos, T. P. dos. (2014). Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3407