Prática educativa, teoria e investigação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3412Palavras-chave:
Relação teoria prática, Investigação sobre a prática, Saber profissional.Resumo
Para estabelecer uma relação entre prática educativa, teoria e investigação colocam-se como questões de partida: Qual a utilidade da teoria para orientar e dar sentido à prática? Que papel pode desempenhar a investigação na melhoria da competência profissional?
Para responder a estas questões e enquadrar a multiplicidade de saberes que constituem referências para a prática pedagógica, distinguem-se os conceitos de “teoria” e “modelo teórico”, para, em seguida, enumerar diferentes áreas de conhecimento que contribuem para fundamentar essa prática: teorias das diferentes Ciências Humanas, teorias da Filosofia, modelos teóricos da educação centrados nas organizações escolares, na avaliação e no currículo, dando um maior desenvolvimento aos modelos curriculares de práticas.
Reconhecendo a importância e também a dificuldade de articulação e mobilização destes saberes na orientação da prática, defende-se a necessidade da construção de um saber profissional, que não consiste na aplicação da teoria à prática, mas que parte da investigação sobre a prática para dar sentido à teoria.
Para situar a especificidade deste modo de investigação, faz-se uma comparação entre vários tipos de reflexão sobre a ação, de modo a diferenciar entre saber comum e saber profissional e distinguir entre investigação teórica e investigação sobre a prática. Esta assenta no desenvolvimento de uma atitude de investigação, que pode assumir vários níveis de rigor metodológico e, em determinadas circunstâncias, corresponder ao que se designa por “investigação-ação”.
Considera-se que, se nem toda a prática pode ser objeto de investigação-ação, esta pode e deve ser baseada numa atitude de investigação, que permite confrontar teoria e prática, e construir um saber teórico sobre a prática. Para concluir indicam-se algumas formas de desenvolvimento dessa atitude.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.