Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis

Autores

  • Danilo Silva Guimarães Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Lívia Mathias Simão Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.344

Palavras-chave:

Construção de conhecimento, Intersubjetividade, Alteridade, Desejo, Recursos simbólicos, Jogos de representação de papéis.

Resumo

Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar uma compreensão do processo de construção de conhecimento acerca do outro e de si, tomando como situação empírica de análise interações de um grupo de jogadores de RPG (Role - Playing Games). Realizamos estudo focalizando principalmente relações entre as dimensões do desejo e da alteridade, abertas pelas ações simbólicas que os participantes da pesquisa projetavam, em sua futuridade. Focalizamos, a partir daí, as rupturas no compartilhamento intersubjetivo, trazidas pelas interações dialógicas, que foram acompanhadas por processos de transição, nos quais os recursos simbólicos utilizados pelos participantes reorganizavam suas experiências subjetivas. Como resultado da investigação, chegamos a um quadro interpretativo da dinâmica dos elementos envolvidos nas relações dialógicas, depreendidas da realidade social concreta de sujeitos. Observamos que na constituição do significado das ações, outrem costuma fazer-se presente por meio de configurações simbólicas diversas. O significado essencial das construções pessoais estaria, assim, endereçado a outrem, com quem o eu procuraria assegurar um plano comum de compartilhamento, ao mesmo tempo que buscaria formas de transição simbólica diante das rupturas advindas de sua relação com outrem.

Downloads

Publicado

2007-11-05

Como Citar

Guimarães, D. S., & Simão, L. M. (2007). Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis. Revista Interacções, 3(7). https://doi.org/10.25755/int.344

Edição

Secção

Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.