A Integração das Áreas STEAM através do Design de Engenharia no Contexto da Impressão 3D
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.35709Resumo
A Educação STEAM é considerada como uma abordagem instrucional que privilegia a resolução de problemas autênticos numa perspetiva interdisciplinar. Vários autores referem que promove o desenvolvimento de capacidades, como a resolução de problemas/pensamento crítico, criatividade, comunicação, colaboração, a par de conhecimentos e atitudes. Mas nem sempre se verifica uma integração eficaz das disciplinas envolvidas. O potencial do processo de design de engenharia (ED) através do seu ciclo constitui uma oportunidade para garantir a representatividade das áreas STEAM na resolução de um problema. Neste contexto, a impressão 3D pode ser um recurso eficaz para apoiar uma aprendizagem hands-on baseada em problemas num ambiente interdisciplinar, permitindo converter modelos virtuais em objetos físicos. Reporta-se um estudo, realizado com futuros professores do ensino básico, que visa compreender o modo como resolvem um problema de artefacto com recurso à impressão 3D, usando o ciclo de ED, e como percecionam o papel de cada uma das áreas STEAM. Adotou-se uma metodologia qualitativa, sendo os dados recolhidos através da observação participante, documentos e registos fotográficos. Participaram 72 futuros professores que resolveram um problema que envolvia a construção de um barco, usando a impressão 3D com design prévio no Tinkercad. Os resultados mostram que: compreenderam o problema, identificando constrangimentos ao experimentar dois modelos previamente apresentados; não valorizaram o planeamento através de sketchs, fundindo esta etapa com a de construção no Tinkercad, experimentando diferentes designs; testaram os modelos criados, aferindo as razões da sua (in)eficácia; evidenciaram algumas dificuldades em descrever o processo; conseguiram facilmente identificar a representatividade das Ciências, Matemática e Tecnologia.
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