Evaluación del Aprendizaje y las Emociones de Maestros en Formación tras el Diseño de Propuestas Prácticas Basadas en la Educación STEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.35772

Resumo

Numerosos estudos demonstraram que os professores em formação não se sentem competentes e mostram-se inseguros quando ensinam matérias científicas e tecnológicas aos seus alunos. Entre as necessidades de formação mais procuradas para melhorar as competências de ensino, os especialistas destacam as relacionadas com a metodologia. Para garantir que os alunos sejam ensinados por professores de ciências e tecnologia bem qualificados, as instituições de ensino começaram a lançar currículos centrados na educação STEM. Neste contexto, o objetivo do estudo foi avaliar a evolução cognitiva e emocional de 60 professores estagiários após a conceção e o desenvolvimento de oficinas práticas baseadas na integração de conteúdos STEM. O estudo foi realizado durante o ano letivo de 2023-2024. Os participantes tiveram que projetar, em grupos, uma oficina STEM adequada para a etapa da Educação Primária. Foram recolhidos dados sobre variáveis cognitivas e afetivas antes e depois do desenvolvimento das oficinas STEM. Para o efeito, foram utilizados um pré-teste e um pós-teste. Os resultados mostram que os participantes começaram com um nível desfavorável de conhecimento, percepções de auto-eficácia de ensino e emoções em relação ao ensino de ciências. No entanto, após o desenvolvimento e conceção de oficinas didáticas, com base na metodologia STEM, foi observada uma melhoria significativa (Sig.<0,05) nas variáveis do estudo. Da mesma forma, os participantes relataram sentir-se mais confortáveis no ensino e na integração de conceitos científico-tecnológicos na sua futura prática profissional após as oficinas, com um aumento na expressão de emoções positivas e na perceção de competências de ensino em ciências. Este estudo permite-nos concluir que o ensino das áreas STEM através de metodologias activas favorece o interesse pela ciência e a sua aprendizagem, corroborando assim a literatura científica sobre o tema.

 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Mateos Nuñez, M., Martínez Borreguero, G., & Naranjo Correa, F. L. (2024). Evaluación del Aprendizaje y las Emociones de Maestros en Formación tras el Diseño de Propuestas Prácticas Basadas en la Educación STEM . Revista Interacções, 20(68), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.35772