As Interseccionalidade e Preconceito
Um Olhar sobre a a Vida Acadêmica da Pessoa LGBTI+
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37040Resumo
Este artigo discute a interseccionalidade como uma das questões centrais atinentes às relações sociais de gênero, sexo e classe. Observa-se que a multiplicidade dos sistemas de opressão compõe atravessamentos que interferem diretamente na forma de vida da pessoa LGBTI+, interferindo, inclusive, no acesso e permanência ao ensino superior. Na esteira destas questões, destaca-se a necessidade de compreensão da distinção e das inter-relações de conceitos, que são, na sua maioria, marcadores importantes para efetivação da igualdade. Metodologicamente esta pesquisa possui caráter qualitativo, do tipo descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais e semiestruturadas com dezesseis graduandos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo (AC), possibilitando a elaboração de duas categorias centrais de análise: reconhecimento interseccional e preconceito. Desta forma, objetivando identificar contextos, estereótipos, preconceito, acolhimento e inter-relações narradas pelos participantes. Quanto a fundamentação teórica, embasamo-nos em estudos da interseccionalidade, destacando a importância do gênero e da sexualidade para construção social e cultural dos indivíduos no ensino superior, concentrando em autores que discutem esta temática, entre eles, Collins (2017); Rios, Perez, Ricoldi (2018); Bilge (2018) e Loureiro (2023). Os resultados obtidos nos permitem concluir que, além de avanços gradativos que ocorrem no âmbito da sociedade, os membros da comunidade LGBTI+ carecem de mais representatividade e justiça social, pois, de forma inaceitável ainda são vistos como uma subclasse na sociedade, tendo por vezes seus direitos e garantias negados, o que não é tolerável no Estado democrático de direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Kelvi da Silva Oliveira, Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.