As Interseccionalidade e Preconceito

Um Olhar sobre a a Vida Acadêmica da Pessoa LGBTI+

Autores

  • Kelvi da Silva Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0009-0001-6937-4604
  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37040

Resumo

Este artigo discute a interseccionalidade como uma das questões centrais atinentes às relações sociais de gênero, sexo e classe. Observa-se que a multiplicidade dos sistemas de opressão compõe atravessamentos que interferem diretamente na forma de vida da pessoa LGBTI+, interferindo, inclusive, no acesso e permanência ao ensino superior. Na esteira destas questões, destaca-se a necessidade de compreensão da distinção e das inter-relações de conceitos, que são, na sua maioria, marcadores importantes para efetivação da igualdade. Metodologicamente esta pesquisa possui caráter qualitativo, do tipo descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais e semiestruturadas com dezesseis graduandos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo (AC), possibilitando a elaboração de duas categorias centrais de análise: reconhecimento interseccional e preconceito. Desta forma, objetivando identificar contextos, estereótipos, preconceito, acolhimento e inter-relações narradas pelos participantes. Quanto a fundamentação teórica, embasamo-nos em estudos da interseccionalidade, destacando a importância do gênero e da sexualidade para construção social e cultural dos indivíduos no ensino superior, concentrando em autores que discutem esta temática, entre eles, Collins (2017); Rios, Perez, Ricoldi (2018); Bilge (2018) e Loureiro (2023). Os resultados obtidos nos permitem concluir que, além de avanços gradativos que ocorrem no âmbito da sociedade, os membros da comunidade LGBTI+ carecem de mais representatividade e justiça social, pois, de forma inaceitável ainda são vistos como uma subclasse na sociedade, tendo por vezes seus direitos e garantias negados, o que não é tolerável no Estado democrático de direito.

Biografias Autor

Kelvi da Silva Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2024). Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica-PRP (2022-2024), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), subprojeto de Ciências da Natureza - Campus Senhor do Bonfim/BA. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE do CNPq. Seus interesses acadêmicos concentram-se em temas que abordam o ensino de ciências, com ênfase em questões de gênero, sexualidade e diversidade humana. Possui um apreço especial pelo estudo do marco legal brasileiro relacionado à educação, percebendo-o como um elemento crucial na compreensão das políticas e práticas educacionais. 

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE (2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim - Colegiado de Geografia. Coordenador do Laboratório de Geografia Humana do Curso de Geografia da UNIVASF (desde 2018); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (desde 2016); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (desde 2016); Pesquisador da Rede de Pesquisadores - Itinerários das Ciências Humanas - RePECH, IFSertãoPE, UFRPE, UPE, UNIVASF (desde 2020). Pesquisador do Grupo Migrações, Trabalho, Crises e Ensino de Geografia - USP (desde 2023). Possui experiência de orientação de estudantes de Iniciação Científica, de Extensão, de Gradução e Especialização. Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Histórica, História do Pensamento Geográfico, Formação Econômica e Territorial do Brasil, Geografia Econômica, Geografia da População, Geografia Regional do Nordeste brasileiro, Geografia Urbana, Geografia Política, Epistemologia da Ciência Geográfica, Planejamento Regional, Geografia e Cultura, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Geografia do Envelhecimento e Envelhecimento Humano, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio à Educação Geográfica. 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

da Silva Oliveira, K., & da Cunha Nóbrega, P. R. (2024). As Interseccionalidade e Preconceito: Um Olhar sobre a a Vida Acadêmica da Pessoa LGBTI+ . Revista Interacções, 20(69), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.37040