Prevalência, Legitimação e Prevenção da Violência de Namoro nas/os Jovens
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37391Resumo
A violência de género é uma problemática social, de saúde pública e é um atentado aos Direitos Humanos, sendo que os programas de prevenção primária nas escolas são a forma mais eficaz para combater e eliminar esta forma de violência. Em 2004, a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - criou um programa de prevenção primária da violência de género, financiado desde 2014 pelo governo português intitulado ART´THEMIS+. Este programa, holístico e sistemático, intervém com crianças e jovens desde o jardim de infância até ao ensino secundário/profissional, abordando diversas temáticas, entre as quais Direitos Humanos, estereótipos, preconceitos, discriminações e violência(s). Uma das formas de violência de género que tem preocupado as ONG´s e as instituições políticas é a violência nas relações de namoro na adolescência. Neste sentido, o Projeto ART´THEMIS+ tem vindo a realizar um estudo a nível nacional, com jovens do 3º ciclo do ensino básico e do secundário/profissional do ensino português, anualmente, desde 2017 intitulado “Violência no Namoro em Portugal: vitimação e conceções juvenis”. Os objetivos deste estudo são compreender os indicadores de legitimação e de vitimação das/os jovens em Portugal. Os resultados do estudo nacional sobre a violência no namoro da UMAR de 2024, demonstram que 68,1% das/os participantes não considera violência no namoro, pelo menos, 1 dos 15 comportamentos abusivos referidos no estudo. Por sua vez, 63% das/os jovens inquiridas/os reportou ter experienciado, pelo menos, 1 dos 15 indicadores de vitimação questionados. Os resultados deste estudo demonstram também que as raparigas são mais vitimas de violência no namoro, enquanto, os rapazes legitimam mais esta forma de violência, o que realça a importância dos programas de prevenção de violência de género com jovens para se refletir as dinâmicas, comportamentos e conceções de género presentes nas relações de intimidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Margarida Pacheco, Ana Teresa Dias, Bianca Borges, Beatriz Pinto, Margarida Maia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.