Da Violência aos Conflitos e à Participação no Recreio Escolar

Retratos de Conceções e Práticas de Género entre Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Elsa Alves Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0009-0001-9482-4494
  • Manuela Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas - e GEPICE – Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, crianças e educação (CNPq/Br) https://orcid.org/0000-0003-4512-1669

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37575

Resumo

Nas sociedades contemporâneas, entre discursos contraditórios que ora afirmam a agência e participação das crianças, ora as suas vulnerabilidades face a riscos e perigos, a mediatização da infância tem associado a noção de risco infantil à violência e ambas à escola, generalizando a ideia de que “todos” os recreios e “todos” os conflitos são violentos. Esta visão adulta preceitua análises que incluam, também, as perspetivas das crianças acerca das suas experiências no recreio escolar. Apoiadas na Sociologia da Infância, Estudos de Género e Estudos das Violências e dos Conflitos Escolares, e na análise de dados etnográficos com crianças de uma turma do 4º ano de escolaridade no recreio de uma escola privada e urbana i) apresentam-se as situações conflituais ali ocorridas; e analisam-se ii) as suas conceções de violência e conflito; iii) episódios conflituais intergénero e sentidos atribuídos e iv) as competências sociomorais e políticas mobilizadas quando lidaram com eles e os resolveram. Os resultados apontam a presença de conflitos intergénero com sentidos vários, sobressaindo os de injustiça e de provocação; de conceções infantis de violência e conflito recobrindo significados e sentidos polissémicos e interrelacionados e de práticas para lidar e resolver conflitos assentes na argumentação, diálogo, alianças, bem como no afastamento e exclusão, estando em jogo competências sociomorais e políticas essenciais à participação na vida social e exercício da cidadania.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Alves, E., & Ferreira, M. . (2024). Da Violência aos Conflitos e à Participação no Recreio Escolar: Retratos de Conceções e Práticas de Género entre Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Interacções, 20(69), 1–27. https://doi.org/10.25755/int.37575