Relações de Gênero e o Direito ao Brincar
Desafios para a Construção da Cidadania na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37651Resumo
Este artigo discute desafios para a construção da cidadania e a garantia dos direitos à brincadeira e às diferenças de gênero a partir do fazer docente de educadoras de instituições de Educação Infantil (EI). Em diálogo com referenciais da Sociologia e da Pedagogia da Infância e de autores como Pierre Bourdieu (1992) e Michel Foucault (2005, 2010), problematizamos as funções social, política e pedagógica da EI e as violências simbólicas observadas no cotidiano das dezessete instituições pesquisadas. As reflexões são feitas a partir de um recorte de entrevistas, observações e falas das crianças no contexto de uma pesquisa mais ampla sobre as políticas públicas de EI no sul de Minas Gerais, Brasil. Observamos práticas escolarizadas que destoam dos direitos da criança e dos princípios da Educação Infantil; espaços e materiais disciplinadores e inadequados; educadoras com formação inicial e continuada insuficientes para lidar com a complexidade e as demandas da EI, principalmente no que se refere às relações de gênero e a centralidade da brincadeira como eixo do currículo. A partir de uma interação, por meio de uma história contada para crianças, percebemos o quanto elas querem ser escutadas em seus anseios por mais brincadeiras, natureza e outros espaços, como parquinhos e áreas para brincar. Algumas falas revelam como o que vivenciam na EI empobrece seus desejos e experiências. Os dados da pesquisa apontam a necessidade de uma formação inicial e continuada, assim como de políticas públicas que contemplem as diferenças de gênero e realmente sejam implantadas e garantam o direito ao brincar, assim como os demais direitos das crianças à cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Carolina Alvarenga, Eliane Vianey de Carvalho, Ana Clara Raymundo Almeida
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.