Editorial

Práticas de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências

Autores

  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém, CeiED / Universidade Lusófona https://orcid.org/0000-0001-6021-6581
  • Maria Clara Martins Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0002-0689-8099
  • Marisa Correia Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • Nelson Mestrinho Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém https://orcid.org/0000-0001-7712-3381
  • Neusa Branco Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém; Polo Literacia Digital e Inclusão Social-CIAC, Universidade do Algarve https://orcid.org/0000-0003-4695-0098
  • Raquel Santos Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0003-3838-6626

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37966

Resumo

Em março de 2024 realizou-se a 3.ª edição do Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” (IEMC 2024) na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Esse evento centrou-se na inovação em educação em matemática e ciências decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento, foi também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. No evento foram apresentados e discutidos trabalhos de investigação empíricos ou relatos de experiências relevantes para o desenvolvimento do conhecimento sobre práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências. Este número da revista Interacções reúne sete artigos de trabalhos apresentados no IEMC 2024, elaborados por investigadores e professores de diversas instituições portuguesas e internacionais. Estes artigos evidenciam a relevância da partilha dos resultados da investigação e do seu contributo para o conhecimento sobre a inovação no ensino da matemática e das ciências, podendo inspirar e sustentar o desenvolvimento de novas pesquisas e práticas. Concluímos agradecendo a colaboração dos autores dos artigos e da direção editorial da revista Interacções para a concretização deste número.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Cavadas, B., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho, N., Branco, N., & Santos, R. (2024). Editorial: Práticas de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências . Revista Interacções, 20(68), 1–6. https://doi.org/10.25755/int.37966