Contributos à compreensão da distribuição de verbas destinadas à educação nos municípios portugueses em 1870-1880
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3910Palavras-chave:
Análise Fatorial em Componentes Principais, Análise de Regressão Múltipla, ANOVA.Resumo
No âmbito do projeto Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986) foram observados diversos indicadores referentes aos anos 1870-1880, em 287 municípios dos 21 distritos do Continente e Ilhas. O objetivo era determinar de que fatores dependia a distribuição de verbas para a Educação a um município nessa época. Nesta perspetiva realizou-se numa primeira análise um estudo exploratório sobre as correlações dos vários indicadores e posteriormente uma análise de regressão múltipla cuja variável dependente é o orçamento geral atribuído ao município. Constatou-se que a distribuição das verbas por município dependia essencialmente de duas variáveis latentes, uma que é o compósito de um conjunto de indicadores sobre a dimensão da população, número de escolas, número de habitantes que só sabem ler ou que sabem ler e escrever e outra que está relacionada com a taxa de alfabetização e com a taxa real de escolarização. Verificou-se também que nesta época já existia uma certa politização na Educação, uma vez que distribuição de verbas dependia da localização do município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.