O ensino particular na rede escolar do Estado Novo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3915Palavras-chave:
Ensino particular, Estado Novo, Anos 1950.Resumo
Como reação à tendência centralizadora do Estado Novo e no intento de suprir as carências do sistema escolar desenvolvem-se, nas comunidades locais, iniciativas que procuram ir ao encontro da crescente procura educativa das populações. Se este movimento se sente no quadro do ensino público, ele tem o seu paralelo, por maioria de razão, no ensino particular. Por todo o país encontramos, nesta época, estabelecimentos de ensino particular de diversa origem, desde os tutelados pela Igreja católica, naturalmente maioritários, até estruturas escolares criadas por sindicatos e organizações profissionais.
Neste texto far-se-á uma sumária caracterização da rede do ensino particular nos anos 1950 do Estado Novo a partir de uma análise de dados para os anos letivos de 1953/54 e 1957/58, para os quais foram encontradas fontes primárias mais completas em informação. Será tida em conta a comparação com os números globais do ensino público, que começam a ser publicados com regularidade a partir de 1940 na sequência da criação do Instituto Nacional de Estatística.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.