O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico

Autores

  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.392

Palavras-chave:

Programa de Matemática, Ensino básico, Desenvolvimento curricular, Mudança curricular, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino‑aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação.

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Publicado

2009-07-06

Como Citar

Ponte, J. P. da. (2009). O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico. Revista Interacções, 5(12). https://doi.org/10.25755/int.392

Edição

Secção

Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.