Segurança e violência escolar: uma visão sistémica

Autores

  • Célia Maria Sales Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); Instituto de Investigação Pluridisciplinar da UAL (IIPUAL-CIP); Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-ISCTE)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.395

Palavras-chave:

Escola, Família, Exclusão Social, Integração de Serviços, Abordagem Sistémica.

Resumo

O papel da escola é educar pessoas. O sucesso da educação dependerá em larga medida da qualidade do serviço oferecido pela escola, desde que estejam garantidas condições como as necessidades básicas de alimentação e saúde das crianças, condições e regras familiares favoráveis, etc. Significa que a aprendizagem, a assiduidade, a disciplina e a integração na vida escolar encontram-se mediados por variáveis contextuais, que por si só, a escola não pode garantir. Por outras palavras, garantir a segurança e a qualidade da escola exige intervenções noutras esferas, como a família e ou a comunidade. No entanto, intervir directamente na família e na comunidade não é papel da escola. Ou será?

Este artigo propõe uma abordagem sistémica dos problemas escolares, aprofunda a situação particular da escola em contexto de exclusão social, dando especial ênfase à necessidade de integração de serviços. Apresenta igualmente recomendações de ordem prática.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Sales, C. M. (2009). Segurança e violência escolar: uma visão sistémica. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.395

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.