Educação em Astronomia pela Cotidianidade:

Potencialidades do Município de Quinta do Sol - Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.39935

Resumo

O município de Quinta do Sol – PR possui diversos elementos políticos que remetem à Astronomia como sua nomenclatura, de suas vias públicas, em sua Bandeira, Brasão e Hino. Neste sentido, pensa-se que a cotidianidade do município oferece subsídios para uma Educação em Astronomia que parta do contexto dos educandos. Por isso, o objetivo deste estudo é investigar as possibilidades da Educação em Astronomia no contexto do município de Quinta do Sol – Paraná. Assim, esta pesquisa é de natureza qualitativa, utiliza abordagem de pesquisa documental cuja análise dos dados se dá auxiliada pela teoria da Educação Libertadora de Paulo Freire, traçando diálogos com a Astronomia e seu ensino. Foram encontrados 32 nomes de logradouros do município que se relacionam com o tema, além dos elementos visuais presentes na Bandeira e no Hino. Esse dado corresponde à cerca de 76% do total (32/42 somando-se o nome do município e de suas vias). Tais dados, munidos das discussões desenvolvidas ao longo deste trabalho fornecem subsídios para um quefazer político-pedagógico interdisciplinar e intercultural numa perspectiva crítico-emancipadora. É imprescindível retomar a importância do meio para a educação primando pela melhoria do ensino.

Biografias Autor

Letícia Clementino dos Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama (2023). Integrante dos grupos de pesquisa Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia (LADECA) e Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Física com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, é professor permanente e coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

da Fonseca, M. O., dos Santos, L. C., & Batista, M. C. (2025). Educação em Astronomia pela Cotidianidade: : Potencialidades do Município de Quinta do Sol - Paraná . Revista Interacções, 21(70), 1–27. https://doi.org/10.25755/int.39935