Educação em Astronomia pela Cotidianidade:
Potencialidades do Município de Quinta do Sol - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.39935Resumo
O município de Quinta do Sol – PR possui diversos elementos políticos que remetem à Astronomia como sua nomenclatura, de suas vias públicas, em sua Bandeira, Brasão e Hino. Neste sentido, pensa-se que a cotidianidade do município oferece subsídios para uma Educação em Astronomia que parta do contexto dos educandos. Por isso, o objetivo deste estudo é investigar as possibilidades da Educação em Astronomia no contexto do município de Quinta do Sol – Paraná. Assim, esta pesquisa é de natureza qualitativa, utiliza abordagem de pesquisa documental cuja análise dos dados se dá auxiliada pela teoria da Educação Libertadora de Paulo Freire, traçando diálogos com a Astronomia e seu ensino. Foram encontrados 32 nomes de logradouros do município que se relacionam com o tema, além dos elementos visuais presentes na Bandeira e no Hino. Esse dado corresponde à cerca de 76% do total (32/42 somando-se o nome do município e de suas vias). Tais dados, munidos das discussões desenvolvidas ao longo deste trabalho fornecem subsídios para um quefazer político-pedagógico interdisciplinar e intercultural numa perspectiva crítico-emancipadora. É imprescindível retomar a importância do meio para a educação primando pela melhoria do ensino.
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