Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa

Autores

  • Raquel Raimundo Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa/ Bolseira de Investigação Científica
  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.402

Palavras-chave:

Bullying, Vitimização, 1º ciclo, Contexto escolar, Diferenças de género.

Resumo

O bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo.

Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionário de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomás, 1994, cit. por Pereira, 2002).

Os resultados evidenciaram uma prevalência preocupante de 30,42% de vítimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vítimas-agressivas. As agressões mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores são, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vítimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vítimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vítimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas.

Dada a elevada prevalência dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenção desde os primeiros anos de escolaridade.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Raimundo, R., & Seixas, S. R. (2009). Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.402

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.