Design interdisciplinar entre Matemática e Artes Visuais
Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Alunos de 1.º Ciclo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41224Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de ensino de conceção interdisciplinar realizada com três turmas de 1.º ciclo, integrando Artes Visuais e Matemática, com o objetivo de identificar as aprendizagens disciplinares e transdisciplinares emergentes e os aspetos mais relevantes do design da experiência que contribuíram para essas aprendizagens. A metodologia adotada apoia-se num modelo de engenharia didática. Os dados foram recolhidos através de registos fotográficos, áudio, vídeo e observação direta, em duas turmas de 2.º e uma de 3.º ano. A análise de dados foca aprendizagens disciplinares e transdisciplinares, decorrente dos momentos de criação, análise e fruição artística e matemática dos alunos. Os resultados evidenciam aprendizagens sobre arranjos retangulares que dão sentido a operações e a sequências visuais, em Matemática. Salientam a apreciação de técnicas e criação artística, bem como a reflexão crítica sobre arte como aprendizagens das Artes Visuais. Destacam ainda aprendizagens de natureza transdisciplinar como o pensamento crítico, criativo e estético. No que diz respeito ao design da experiência, destaca-se a seleção de obras que apresentem potencial para a exploração de conhecimentos e capacidades tanto da matemática como das artes visuais; a presença de momentos que contemplem a fruição, análise e criação de objetos artísticos, com potencial matemático; e a interação entre os alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Lina Brunheira, Cristina Loureiro, Cristina Morais, Helena Gil Guerreiro, Joana Conceição, José Pedro Regatão

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
