O Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Interdisciplinar de Futuros Professores de Matemática e Ciências Naturais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41285Resumo
Os futuros professores, no contexto da sua formação inicial, devem ser capazes de articular os conteúdos de diferentes disciplinas e de concretizar essa relação quando planificam atividades de ensino e aprendizagem. No entanto, a promoção de abordagens interdisciplinares é complexa, ocorrendo em diferentes níveis de integração curricular. Este estudo visa caracterizar o conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar em Matemática e Ciências Naturais de 27 futuros professores, de mestrados profissionalizantes de duas instituições do ensino superior português. Os dados foram recolhidos através de um questionário com questões abertas. Os resultados evidenciam aspetos comuns no conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar dos estudantes das duas instituições, nomeadamente os temas das Ciências Naturais servirem de contexto no qual se desenvolvem as atividades interdisciplinares, a predominância do uso de conteúdos relacionados com o tema Dados da disciplina de Matemática, e a mobilização dos mesmos métodos pedagógicos dos que se preconizam para as atividades disciplinares. Quanto aos aspetos divergentes, verifica-se alguma fragilidade no conhecimento curricular nalguns estudantes de uma das instituições, sendo que nessa instituição existe a integração das duas áreas disciplinares nas atividades propostas pela maioria dos estudantes, enquanto na outra instituição, predomina a área de Ciências Naturais na maior parte das respostas. Estes resultados apontam para a importância de se promoverem experiências interdisciplinares, na formação de futuros professores, de modo a adotarem estratégias interdisciplinares eficazes no contexto do ensino básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Margarida Teixeira Rodrigues, Sílvia Ferreira, Paulo Maurício, Fátima Mendes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
