Mapeamento da Produção Académica sobre os Jogos e Brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil

Autores

  • Thais Gomes Novaes Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP
  • Maria Imaculada de Souza Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP https://orcid.org/0009-0001-6625-8325

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.41500

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento da produção acadêmica sobre o uso de jogos e brincadeiras no ensino da matemática na Educação Infantil. Vinculado ao Grupo de Pesquisa e Ensino em Políticas Públicas em Educação e Processos de Escolarização (GEPPEPE/UENP), o estudo parte do reconhecimento de que o ensino de matemática, historicamente marcado por práticas tradicionais, ainda enfrenta desafios para se tornar significativo desde as primeiras etapas da escolarização. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com delineamento metodológico do tipo mapeamento, e baseou-se na análise de 11 trabalhos acadêmicos disponíveis na plataforma Google Acadêmico, publicados entre 2018 e 2023. Os resultados apontam que, embora haja reconhecimento teórico sobre o potencial dos jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Matemática, persistem lacunas na efetivação dessas práticas e na articulação com o currículo da Educação Infantil. Além disso, observa-se uma tendência à generalização do termo “lúdico” e uma escassez de estudos voltados especificamente à infância (0 a 5 anos), o que reforça a necessidade de aprofundar o diálogo entre ludicidade, currículo e formação docente.

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Publicado

2025-09-19

Como Citar

Novaes, T. G., & Pereira, M. I. de S. (2025). Mapeamento da Produção Académica sobre os Jogos e Brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil. Revista Interacções, 21(71), 1–24. https://doi.org/10.25755/int.41500