Mapeamento da Produção Académica sobre os Jogos e Brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41500Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento da produção acadêmica sobre o uso de jogos e brincadeiras no ensino da matemática na Educação Infantil. Vinculado ao Grupo de Pesquisa e Ensino em Políticas Públicas em Educação e Processos de Escolarização (GEPPEPE/UENP), o estudo parte do reconhecimento de que o ensino de matemática, historicamente marcado por práticas tradicionais, ainda enfrenta desafios para se tornar significativo desde as primeiras etapas da escolarização. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com delineamento metodológico do tipo mapeamento, e baseou-se na análise de 11 trabalhos acadêmicos disponíveis na plataforma Google Acadêmico, publicados entre 2018 e 2023. Os resultados apontam que, embora haja reconhecimento teórico sobre o potencial dos jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Matemática, persistem lacunas na efetivação dessas práticas e na articulação com o currículo da Educação Infantil. Além disso, observa-se uma tendência à generalização do termo “lúdico” e uma escassez de estudos voltados especificamente à infância (0 a 5 anos), o que reforça a necessidade de aprofundar o diálogo entre ludicidade, currículo e formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Thais Gomes Novaes, Maria Imaculada de Souza Pereira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
