Água Viva Clube de Leitura
Travessias Literárias
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41686Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as atividades do clube de leitura – água viva, uma experiência pedagógica não formal em desenvolvimento com estudantes universitários do curso de Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá, Brasil, desde 2020. Gestado na pandemia, o Clube iniciou em formato remoto (2020/2021) e posteriormente migrou para o modelo presencial (2022). Depois de um ano de interrupção, retornou (2024/2025) e continua vivo e tecido pelos fios da literatura, escuta e educação. A metodologia é dos afetos e incertezas, em que o caminho se faz ao caminhar, tanto no formato do encontro (remoto e presencial), quanto na curadoria, que alternou entre coletiva e individual. Fundamentadas em Freire (2015), Berardi (2020), Coelho (2019) e Todorov (2009), as atividades do Clube possibilitaram experiências literárias enquanto estuário de realidades e sentimentos que transcendem o real, permitindo imaginar e criar outras existências diante do assombro da pandemia covid-19, da aceleração das mídias e do empobrecimento da linguagem. Permitiu o encontro com personagens tão singulares quanto universais numa temporalidade mais lenta, característica de longas travessias. Ler é resistência.
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Direitos de Autor (c) 2025 Jeinni Kelly Pereira Puziol, Ana Cristina Teodoro da Silva

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