Mediação literária e formação de leitores: um olhar para "A parte que falta", de Shel Silverstein

Autores

  • Ilsa Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Nathália Andrade Karpinski Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.42136

Resumo

Este texto busca uma reflexão sobre a linguagem literária, a partir da perspectiva enunciativa-discursiva como interação verbal, como um fenômeno social contínuo, interativo e constitutivo da ação humana. Considera-se que a linguagem presente nas obras literárias, especificamente, nos livros de literatura infantil, contribui com a formação literária dos leitores, visto que atua na produção de saberes, permitindo aos leitores uma reflexão e uma sensibilização na interlocução com as experiências vividas, com o outro e consigo mesmo. Nessa vertente, o artigo tem por objetivo analisar os discursos produzidos pela mediação literária, com destaque aos aspectos subjetivos da linguagem literária na formação do leitor, a partir da obra A parte que falta, de Shel Silverstein, publicada pela Editora Companhia das Letrinhas em 2018. Subsidiado pela concepção enunciativa-discursiva de linguagem de Bakhtin (2003) e Bakhtin e Volóchinov (2006), o texto analisa a constituição do sujeito por meio da interação dialógica proporcionada pela narrativa literária. A análise destaca que a identificação dos leitores com o protagonista da obra, ocorre pela ideia de (in)completude, sinalizada em três eixos reflexivos em relação às experiências e interações sociais, em relação às experiências pessoais e em relação à formação leitora, as quais repercutem no reconhecimento da identidade do leitor. Assim, a literatura desempenha um papel mediador na formação leitora, promovendo uma compreensão mais profunda de si e do mundo.

Biografias Autor

Ilsa Goulart, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Docente do Departamento de Gestão Educacional, Teoria e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE/UFLA. Bolsista Produtividade FAPEMIG/CNPq.

Nathália Andrade Karpinski, Universidade Federal de Lavras

Nathália Andrade Karpinski

Mestra em educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora Colégio UNILAVRAS

nathikarpinski@gmail.com | ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3836-8112

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Goulart, I., & Karpinski, N. A. (2025). Mediação literária e formação de leitores: um olhar para "A parte que falta", de Shel Silverstein. Revista Interacções, 21(72), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.42136